top of page
Buscar
  • Foto do escritorVenko Odontologia

Como escolher a cor da faceta para deixar o sorriso mais harmonioso?

Sutis diferenças em vários tons de branco podem ser a distinção entre dentes com um brilho artificial e sorriso natural. Veja como escolher as cores das facetas de porcelana em seu tratamento estético


Devido às opções de escala de cor que as facetas de porcelanas oferecem (que vão desde uma cor mais próxima ao dente natural até um sorriso totalmente novo, branco e brilhante), é natural que surjam dúvidas sobre qual cor escolher, na hora de colocar a faceta. É uma decisão muito importante, afirma a odontóloga Carla Rockenbach, pois depois de colocadas, as cores da faceta não mudarão e irão compor a imagem de seu rosto por muitos anos.


Por isso, essa é uma decisão que deve ser tomada pelo paciente, mas que prescinde de orientação do profissional. Nessa questão, quando o paciente ouve o seu dentista estará apto a tomar uma boa decisão e evitar arrependimentos.


Nesse quesito, a odontóloga Carla Rockenbach busca sempre informar seu paciente. “Nós mostramos para ele referências de pessoas que já fizeram a colocação das facetas, buscamos com os pacientes suas referências pessoais, do sorriso que ele considera bonito e de quais anseios ele deseja com seu sorriso. Não poupamos informações ao paciente para chegar em seu resultado almejado", afirmou a especialista.


Dentre essas informações, a escala que o dentista utiliza para escolher a cor da faceta de porcelana é uma das mais importantes. A escala mais utilizada, da Ivoclar, trás siglas como BL4, BL3, BL2 e BL1 para as matizes mais próximas ao branco, quanto menor o número, mais próxima ao branco e mais clara. A odontóloga Carla explica que esses números não são tão complicados quanto parecem. “Esse espectro de cores corresponde a tonalidades, que podem ser mais claras que o dente natural ou simular a cor original do dente", afirmou.


Ela explica que a tonalidade BL1, a mais clara da escala, tem um pouco mais de opacidade e reflete menos luz. Ela pondera que essa cor da escala tem a tendência de apresentar uma cor branca mais intensa que as demais. “O BL1 é a cor mais clara e geralmente é escolhida por quem não tem receio de que as pessoas percebam o uso da lente de contato dental”, afirmou a odontóloga.


O que pode influenciar?

Dra. Carla Rockenbach - Venko Odontologia

Em seu trabalho a dentista prefere indicar cores que são claras, demonstram um dente de uma cor de um dente clareado, para isso, a odontóloga geralmente varia seu tratamento entre as tonalidades BL2 e BL3. “Normalmente, eu uso o BL3 quando a pessoa quer um dente mais natural e a BL2 quando ela quer um dente mais branco.” esclareceu.


A profissional explica também que não é somente a escala de cores que interfere no resultado. “Há também matizes de materiais que podem variar de um resultado mais opaco, ou mais translúcido”, disse a dentista, que ressalta também a importância do tipo de cimento, material que une as facetas cerâmicas ao dente, na composição da cor da faceta, podendo ser um BL2 mais branco ou um BL2 mais suave. “Aí vai depender do cimento e da matriz de opacidade e translucidez que tem a peça”, afirmou Carla Rockenbach.


Nessa questão da estética do dente, ainda tem uma outra etapa no processo de mimetização das facetas de porcelana, trata-se da pintura de maquiagem e de texturização, que são aquelas linhas que dão características ao dente, que são realizadas em todas as lentes de contato dental. “Esse trabalho é fundamental para retirar a caraterística artificial da faceta e tornar os laminados cerâmicos mais semelhantes aos dentes naturais”, afirmou a dentista.


A odontóloga considera o trabalho um sucesso quando as facetas se aproximam da naturalidade. “A gente ganha o troféu de melhor tratamento quando obtém um resultado em que as pessoas tenham dúvidas entre os dentes naturais muito bem tratados ou se realmente é faceta de porcelana” considerou.



O tom da pele do paciente é outro fator que influencia na escolha do tom das facetas. Segundo a especialista, se a pessoa tem a pele mais morena não é comum “subir muito” o tom do branco, pois o brilho irá se destacar mais. “Mas se a pessoa tem pele e olhos mais claros, podemos trabalhar com tons mais claros que não ficará tão chamativo”, afirma ela. Porém a especialista pondera que isso não é uma regra universal, vai depender muito do desejo do paciente.


Para eliminar dúvidas, ela costuma apresentar fotos com imagens de facetas colocadas em pessoas que já fizeram, com o antes e o depois, para ajudar na hora da escolha. “Sempre tento buscar inspirações em sorrisos que o paciente já gosta para que possamos entender o formato e cor que ela almeja e diante disso, alinho seus interesses às orientações profissionais para que haja um resultado satisfatório”, conta a odontóloga.


21.546 visualizações2 comentários

2 comentarios


Miembro desconocido
06 dic 2021

Fiquei muito em dúvida entre a Bl2 e a Bl3. Escolhi e Bl3 e ficaram perfeitas. Menos e mais.

Me gusta

Miembro desconocido
25 nov 2021

Boa noite , qual cor é mais branca a BL1 ou a

Me gusta
bottom of page