Mais do que a reconstrução estética do sorriso, facetas de porcelana vêm proporcionando vitalidade e autoestima para pacientes seniores.
Os problemas dentários são comuns entre os idosos. Das pessoas de 60 anos ou mais de idade, aproximadamente 31,7% perderam todos os dentes e 72% usavam algum tipo de prótese dentária, conforme revelado pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019.
A negligência com a higiene bucal desde cedo, seja por falta de informação ou dificuldade de acesso à assistência odontológica, é um dos fatores que explicam esse cenário. Além disso, muitos acreditavam que a perda dos dentes era algo natural da velhice e que nesta fase da vida já não era mais necessário ter vaidade. Mas esse paradigma caiu por terra.
Hoje, já se sabe que, além de muitas vezes comprometer a mastigação e digestão dos alimentos, os efeitos do envelhecimento nos dentes também afetam diretamente a autoestima e a qualidade de vida, inclusive causando constrangimento social. A boa notícia é que, com a evolução da odontologia, procedimentos capazes de reconstruir o sorriso de forma simples e rápida começaram a surgir e a serem adotados por pessoas mais velhas.
É o caso das facetas de porcelana, laminados de alta resistência e durabilidade que são cimentados sobre o dente para melhorar questões como largura, comprimento, formato, espaçamento, assimetria e cor dos dentes.
Reconstrução do sorriso e autoestima
A odontóloga Carla Rockenbach conta que o tratamento com facetas vem sendo bastante procurado, inclusive pelos pacientes seniores, não apenas para restabelecer a estética do sorriso, mas também para melhorar a autoestima e garantir mais qualidade de vida.
“A impressão que eu tenho é que, com o passar dos anos, as pessoas têm sua vitalidade aflorada. Elas têm mais saúde, mais expectativa de vida e querem desfrutar de uma fase em que já cumpriram com suas principais obrigações. Elas querem cuidar de si”, acredita.
Ela, que é sócia da Venko Inteligência Odontológica, clínica especializada em transformação de sorrisos e colocação de lentes de contato dental em Goiânia, lembra que a faceta é indicada para o público sênior, mas o paciente precisa apresentar uma boa saúde, de forma geral.
Na Venko, este tipo de tratamento começa com uma avaliação clínica, que inclui um escaneamento intraoral e um protocolo de fotos que são utilizadas para desenvolver o projeto do sorriso todo digitalizado. Após esse processo, é realizada uma prova diretamente na boca do paciente e, em até 24 horas ele poderá ter o sorriso desejado pronto, já que a clínica possui laboratório próprio.
Alguns cuidados extras são tomados com o público de idade mais avançada, como fazer intervalos durante a execução do procedimento. É comum que ele tenha maior duração porque, além das facetas, normalmente é preciso fazer a cobertura de restaurações antigas, coroa, overlay, entre outros.
Ressignificando vidas
O caso de Luiz Antônio Rockenbach, 63 anos, é prova de que a reconstrução do sorriso vai muito além da estética. Ele possuía um desvio da linha média dentária, que é uma espécie de traço vertical imaginário entre os incisivos centrais que representa o centro da arcada dentária.
Esse desalinhamento acabava resultando num sorriso com aspecto “torto” e afetando sua harmonização facial, o que o incomodava bastante. Apesar de sempre ter tido vontade de mudar isso, Rockenbach adiava o tratamento por medo de ser demorado e de não gostar do resultado.
Mas os planos mudaram quando o auxiliar de laboratório digital descobriu que seria possível corrigir esse problema de um dia para o outro e visualizar o resultado do seu novo sorriso, antes mesmo de iniciá-lo.
Há cerca de sete anos, ele passou por um procedimento para implantação de facetas na boca toda e, em 48 horas já estava de sorriso novo.
“Foi super rápido, não senti dor e tive uma fácil adaptação, sem nenhuma mudança na minha rotina. Além de ter melhorado a aparência dos meus dentes, mudou muito minha maneira de ser e minha vida. Recuperei a vitalidade e a autoestima”, conta.
Comments